Manifesto sobre nunca desistir

Manifesto: sobre nunca desistir, apesar do subtítulo que pode flertar com a cultura coach, é na verdade uma autobiografia de Bernardine Evaristo – autora de Garota, mulher, outras (única obra de ficção da autora publicada no Brasil até agora). Normalmente, não sou uma leitora frequente de autobiografias, mas tão fui sugada pela escrita ficcional de Bernardine Evaristo que quis conhecer um pouco mais sobre ela.

Mesclando histórias familiares, desastres e sucessos profissionais e pessoais, além de reflexões sobre a escrita, seu processo criativo, sua ancestralidade e sua existência no mundo como uma mulher negra na Inglaterra, Bernardine Evaristo nos envolve em sua narrativa.

No fim do livro, há o Manifesto Evaristo, que nos convida a ser “rebelde, desobediente & audaz com sua criatividade”, já que “aqueles que se movem dentro dos limites seguros não fazem nossa cultura ou civilização avançar”. Fato é que terminei o livro querendo ler tudo (são nove livros entre ficção e não ficção) que Bernardine Evaristo escreveu.

P.S.: Vale ressaltar que é melhor ter lido Garota, mulher, outras – ou outro livro da autora – antes desse.

Sou graduada em Letras e mestranda em Linguística (Unicamp) - Sociolinguística, mais especificamente. Sou professora de português e inglês, flamenguista nascida e criada em Campinas (SP), que adora fazer mala e viajar, mas odeia desfazer. Capricorniana… até demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *