Férias, comida, livrarias, livros…

Nestas férias não paramos em casa e visitamos seis cidades em quatro países diferentes: Lima, Madri, Toledo, Barcelona, Paris e Lisboa. Comemos muito (deliciosos bocadillos de jamón ibérico, empanadas, patatas bravas, queijo manchego, paella, cafés no Trigo e no 365, sanduíches de raclette, macarons), passeamos (do Louvre ao Reina Sofía, da Sagrada Familia à Sacre-Coeur, do Parque de la Ciutadella ao Park Güell), descansamos (afinal, merecemos) e, é claro, visitamos bibliotecas e livrarias. Enfim, postamos vários updates lá no Instagram, caso queiram dar uma olhada. 

Separamos aqui as nossas livrarias preferidas e os livros que adquirimos durante a viagem:

Livraria Berkana, em Madri:

Primeira livraria LGBT da Espanha, esse charmoso espaço fica no bairro de Chueca, uma vizinhança gay-friendly incrivelmente vibrante a um quilômetro do Parque de El Retiro e da Porta de Alcalá. Lá, compramos La Sociedad Gay – Una invisible minoría, de Juan A. Herrero Brasas, um belo exemplar em capa dura que é a décima sétima parte de uma coleção de textos de não-ficção da qual nunca tíanhamos ouvido falar.

Shakespeare & Company, em Paris:

Não podíamos deixar de visitar a icônica livraria que fica bem do lado da Notre-Dame. Ficamos um pouco surpresas com a fila imensa formada à entrada da livraria, ainda mais num dia frio e chuvoso, mas conseguimos garimpar uma bela pérola na seção de livros de segunda mão: Object lessons, uma antologia de contos da Paris Review que conta inclusive com uma tradução para o inglês de Funes, o memorioso, de Borges.

Livraria Bertrand, em Lisboa:

Que livraria maravilhosa no Chiado! Reconhecida como a livraria mais antiga do mundo, fundada em 1732, a Bertrand oferece prateleiras e prateleiras de títulos em português num espaço que equilibra uma estética antiga e moderna que foi o que mais nos fascinou em Lisboa (além do bacalhau de natas e dos pastéis de Belém, obviamente).

Saldo final das compras da viagem, portanto:

Sou cientista social e antropóloga formada pela Unicamp. Sou pós-graduada em Gestão Escolar pela USP-Esalq e sou professora/coordenadora em uma escola internacional. Tenho muitas paixões, de caderninhos de anotações a corrida de rua, de Jorge Luis Borges a RuPaul's Drag Race, de Iga Swiatek a água com gás. Sou autora de Quarto mapa (2021) e Hi-fi da tarde e haicais noturnos (2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *