Tempo aberto: oito décadas em oito contos de grandes autores brasileiros

Raramente leio coletâneas de contos, mas a proposta de “Tempo aberto: oito décadas em oito contos de grandes autores brasileiros” me chamou a atenção. Dos oito autores que assinam o volume, conhecia muitos de nome, mas tinha lido alguma outra coisa de apenas metade deles, então esta coletânea foi uma boa pedida para conhecer um pouco mais de alguns dos nomes importantes da literatura brasileira contemporânea. Os contos foram escritos e publicados entre 1977 e 2022 e as histórias são ambientadas entre 1942 e 2022, o que forma um panorama histórico diversificado.

Li do guatemalteco Augusto Monterroso que concisão é uma conquista, que não é alcançada com sucesso por todos. Apesar de ter gostado mais de uns (Mussa, Lopes, Tezza…) do que outros (além daqueles uns que realmente não gostei), a leitura desses oitenta anos de Brasil foi interessante. De alguns dos escritores certamente lerei mais coisas no futuro, já outros, posso, pelo menos, dizer que li hehehe… Fato é que é uma leitura fluida, principalmente por mudar consideravelmente de estilo narrativo de um conto para o outro e é uma boa pedida para ampliar (ou filtrar) horizontes literários.

Sou graduada em Letras e mestranda em Linguística (Unicamp) - Sociolinguística, mais especificamente. Sou professora de português e inglês, flamenguista nascida e criada em Campinas (SP), que adora fazer mala e viajar, mas odeia desfazer. Capricorniana… até demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *